Dr. Euzébio Batista – Cardiologista

Medindo corretamente a pressão arterial

DEFINIÇÃO:

A hipertensão arterial é uma doença crônica caracterizada pela elevação da pressão acima 140/90 em pelo menos 2 ocasiões. Trata-se de uma doença com causa multifatorial em que a somatória das alterações sofridas pelo corpo aumenta os níveis pressóricos. Dentre estas alterações estão o ganho de peso, envelhecimento, sedentarismo dentre outros como veremos a seguir.

QUAL VALOR DA PRESSAO ALTA MAIS PERIGOSO, A MÁXIMA OU A MÍNIMA?

Ambos os valores acima da média 140/90 devem servir de alerta para investigação e tratamento. Converse com seu Cardiologista e estabeleça de forma correta o diagnóstico.

Conheça mais sobre o Dr. Euzébio: https://dreuzebiocardio.com.br/#sobre

Dr. Euzébio é cardiologista formado pela Universidade Federal de São Paulo com atuação em grandes hospitais de São Paulo. Veja abaixo algumas declarações dos seus pacientes:

MINHA PRESSÃO ESTA ALTA, QUAIS SINTOMAS POSSO SENTIR?

Na maior parte das vezes a elevação da pressão ocorre de forma gradual e assintomática. Por isso medidas esporádicas são necessárias principalmente durante as consultas médicas.

DOR DE CABEÇA É SINAL DE PRESSÃO ALTA?

A hipertensão arterial nem sempre é a causa dos sintomas de dor de cabeça e frequentemente a pressão se eleva pela própria dor.

A Pressão elevada por muito tempo sobrecarrega o coração e os vasos sanguíneos aumentando o risco de infarto, AVC, insuficiência cardíaca.

Se você já toma medicamentos para PRESSÃO ALTA e mesmo assim sua pressão encontra-se descontrolada você precisa de uma consulta médica o quanto antes para ajuste dos seus médicamentos. Cuide do seu coração!

A Pressão elevada por muito tempo sobrecarrega o coração e os vasos sanguíneos aumentando o risco de infarto, AVC, insuficiência cardíaca.

Minha Pressão está alta, qual médico devo procurar?

O Cardiologista é o médico especialista capacitado para o melhor diagnóstico e tratamento da hipertensão arterial, além de identificar, prevenir e tratar possíveis efeitos relacionados a pressão alta sem controle.

FATORES DE RICO RELACIONADOS A ELEVACAO DA PRESSÃO ARTERIAL:

  • Envelhecimento levando ao enrijecimento das artérias – Idade acima de 60 anos
  • Aumento do Peso e sedentarismo
  • Elevado consumo de sódio (sal de cozinha e alimentos processados)
  • Estresse, ansiedade, distúrbios do sono levam a ativações frequentes do sistema simpático liberando mais adrenalina no corpo.
  • Tabagismo por inflamar as artérias levando a maior enrijecimento e aterosclerose (link do texto)
  • Consumo de álcool
  • Doenças dos Rins
  • Diabetes – adoecimento dos vasos
  • Colesterol alto – Enrijecimento dos vasos e aterosclerose
  • Componente Genético
  • Medicamentos: anti-inflamatórios, corticoides, estimulantes, antidepressivos, anticoncepcionais, uso de drogas ilícitas

O QUE FAZER SE MINHA PRESSÃO ESTIVER MUITO ALTA?

Inicialmente confira a medidas da pressão nos dois braços e em caso de sintomas procurar avaliação médica. Medidas de pressão maior ou igual 180/120 mmhg passam a ser considerado uma urgência médica necessitando de uma avaliação prioritária.

Pressão alta causando avc

veja mais sobre o Dr. Euzébio: Euzebio Pereira Batista – Doctoralia.com.br

RELAÇÃO ENTRE ESTRESSE E PRESSÃO ALTA

O estresse é um dos fatores que pode elevar a pressão. Na maioria dos casos está associado a ganho de peso, distúrbios do sono e alto consumo de sódio na alimentação.

A HIPERTENSÃO ARTERIAL TEM CURA?

Não, ela é uma doença crônica sem cura, porém pode ter controle sendo necessário medicamentos ou não. A mudança de estilo de vida tem impacto relevante no controle da pressão alta.

POSSO TOMAR BEBIDA ALCOÓLICA E TOMAR REMÉDIO PARA PRESSÃO?

O consumo de álcool pode alterar os efeitos dos remédios, tanto com potencializador como reduzido o efeito. Converse com seu médico sobre a possibilidade do consumo baixo/moderado de álcool.

EXAMES QUE AUXILIAM O DIAGNÓSTICO:

A Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (Exame MAPA) e a aferições feitas pelo próprio paciente são as principais metodologias para se monitorar a Pressão fora da consulta médica.

ELETROCARDIOGRAMA, ECOCARDIOGRAMA, RX TORAX, ROTINA LABORATORIAL E OUTROS EXAMES

COMO TRATAR MINHA PRESSÃO ALTA?

  1. MUDANCA DE ESTILO DE VIDA: DIETA, PERDA DE PESO, ATIVIDADE FISICA
  2. REDUZIR CONSUMO DE SODIO E ALCOOL
  3. MANEJO DO SONO E ESTRESSE
  4. TRATAMENTO MEDICAMENTOSO DE ACORDO COM AVALIACÃO MÉDICA INDIVIDUALIZADA

O Cardiômetro da Sociedade Brasileira de Cardiologia é um indicador do número de mortes por doenças cardiovasculares no País, que mostra o número de mortes neste momento por doenças do coração. clique e acompanhe http://www.cardiometro.com.br/.

veja mais:

DOR NO PEITO, ESTOU TENDO UM INFARTO? https://dreuzebiocardio.com.br/dor-no-peito/


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *